16 Mai 2018 - hHRS

Artigo: Aprender e empreender


Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP

 

As micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios existentes no Brasil e são responsáveis por 52% dos empregos com carteira assinada. É um segmento vital para o País, com impactos na sociedade como um todo, e faz do empreendedorismo tema permanente da pauta econômica.

Mas, num olhar ampliado, fica evidente que o empreendedorismo vai além do ambiente das empresas. Empreender é um comportamento, uma maneira de se colocar diante de determinadas situações. É aquele espírito ousado, iniciativa, persistência, comprometimento e independência. O empreendedor é apaixonado pelo que faz e busca superar suas limitações. Ele não se contenta em apenas gerenciar mecanicamente seu negócio.

A atitude empreendedora é útil na vida profissional mesmo de quem não comanda uma empresa. Auxilia na tomada de decisões, na liderança, na capacidade de enxergar oportunidades e soluções, por exemplo.

Muitos podem pensar que se nasce empreendedor. Como em qualquer atividade, para se fazer bem feito é preciso aptidão, mas também é necessário se capacitar e o empreendedorismo é uma competência a ser adquirida.

O aprendizado pode ocorrer a qualquer tempo. Uma criança familiarizada com o assunto terá uma formação mais rica e chegará mais preparada ao ambiente corporativo, ainda que ela nunca venha a ter um negócio próprio.

Para quem já comanda ou pretende abrir uma empresa, é a melhor maneira de se colocar no mercado sem cair na vala comum (e arriscada) da tentativa, erro, tentativa, acerto.

O Sebrae-SP tem uma forte atuação no campo formal da educação empreendedora. O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos leva o tema para as salas de aula do ensino fundamental. A Escola de Negócios Alencar Burti oferece cursos em nível técnico e tecnológico. Para completar, acaba de nascer em São Paulo a Escola Superior de Empreendedorismo (ESE), com ensino em nível superior. Ou seja, há um leque de possibilidades para a construção de bases sólidas para o empreendedor.

Já que conhecimento é um dos ativos de mais alto valor, a cultura empreendedora é o diferencial para o sucesso do empresário.     

 

Fonte: Sebrae-SP

Voltar