27 Mar 2019 - hHRS

Entenda como o CMDCA está construindo um novo futuro


Atualizado em 28/03/2019

Caminhada de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (Crédito: CMDCA)

 

Guaratinguetá possui uma Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente que está na lei e funciona, porque é resultado da articulação de um Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que tem objetivos claros e é respeitado. Esta é a grande notícia. O trabalho do Conselho é voluntário. Ele é composto por representantes da Prefeitura e da sociedade civil, dos pais e da Ordem dos Advogados do Brasil.

“O CMDCA buscou ter competência para deliberar sobre políticas públicas, preocupando-se com a fiscalização de sua execução. Avanços importantes se concretizaram neste período”, acredita Marcia Amoroso, diretora geral do Instituto Lucas Amoroso.

Uma das atribuições do CMDCA é a implementação da seleção de projetos por meio de edital para receber recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

“A captação de recursos do Imposto de Renda foi iniciada em nossa cidade em 2009 pelo GEA – Grupo de Empreendedores em Ação, OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público criada em 2001 por um grupo de voluntários que querem ajudar o próximo”, explica João Vaz, presidente da entidade e da APAE.

Presidente do CMDCA, Ivania Palmeira, em palestra sobre Imposto de Renda na Câmara Municipal (Crédito/foto: Assessoria de Imprensa ACEG)

 

Foi o GEA juntamente com o CMDCA, que levou para a BASF a proposta de destinar 1% de seu Imposto de Renda para o FUMCAD. E isso fez toda a diferença. Entre 2009 e 2018, a BASF destinou mais de R$ 1,8 milhão para projetos sociais de instituições como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto Lucas Amoroso (ILA), OSCIP Arte e Vida, Grupo Fraternidade Irmão Altino, Obras Assistenciais da Igreja Metodista, Comunidade Anuncia-me, Obra Auxiliar Santa Cruz, Associação Frei Galvão, Creche Chico Xavier, Casa do Puríssimo Coração de Maria, dentre outras.

O comprometimento da BASF com as crianças e adolescentes e a necessidade de acompanhar de perto o uso dos recursos destinados pela empresa fez com que me tornasse representante da Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá no CMDCA. Primeiro, entre 2009 e 2011, como ouvinte e membro. E a partir de 2012 assumindo a presidência do órgão até o início de abril de 2019, quando serão empossados os novos conselheiros, eleitos em um processo de escolha pelos diversos segmentos nele representados.

 

Palestra sobre Imposto de Renda na Câmara Municipal (Crédito/foto: Assessoria de Imprensa ACEG)

 

Estudantes e professores da APAE de Guaratinguetá (Crédito/foto: CMDCA)

 

XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sob o tema Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências
(Crédito/foto: CMDCA)

 

Leia o texto completo na edição de abril do Informativo Empresário Moderno.

 

 

Ivania Palmeira

Presidente do CMDCA e representante da ACEG /

Consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF Guaratinguetá

Voltar